+16ª reunião do GTER no Rio de Janeiro Os Grupos de Trabalho de Engenharia de Redes e Segurança do Comitê Gestor da Internet-BR se reuniram na sede do Instituto Militar de Engenharia nos dias 2 e 3 de dezembro. Nós estivemos lá. As reuniões do GTER e GTS são abertas a todos os interessados na infra-estrutura da Internet no Brasil. Mais informações, programa, localização, etc. no sítio do evento..

participantes do GTER-16 na entrada do
Instituto Militar de Engenharia

Danton Nunes, diretor da InterNexo e o terceiro na fila de baixo da esquerda para a direita na foto, é membro do comitê de programa do GTER e colaborou na seleção dos trabalhos apresentados na reunião do dia 2. Os trabalhos giraram em torno de IPv6, multicast, serviço de nomes e outros tópicos da tecnologia da Grande Rede.

No dia seguinte foi a reunião do Grupo de Trabalho em Segurança de Redes, com vários trabalhos do grupo de INPE liderado pelos Professores Antônio Montes e Ulisses Guedes. Esse grupo está ativamente envolvido em honeypots, verdadeiras ratoeiras para invasores de sistemas. É bom saber que a Internet no INPE prosperou e hoje há lá um grupo trabalhando em tópicos avançados.

A próxima reunião do GTER está marcada para abril de 2004 em São Paulo e, naturalmente, estaremos lá.